Expectativa para janeiro aponta estabilidade, com 44% das empresas projetando bom desempenho
A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou a mais recente edição do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção, pesquisa de opinião realizada com lideranças das empresas associadas.
O levantamento indica que para 44% dos associados, dezembro foi de boas vendas e para 11%, o período foi muito bom. A regularidade foi a opção escolhida por 28% dos associados para classificar o mês. E 17% consideraram o mês ruim.
A expectativa para janeiro é de regularidade, com 33% dos associados mantendo esta escolha para o primeiro mês do ano. Já para 44%, o período deve ser bom, enquanto 17% têm expectativas de um mês muito bom. Para 6% dos associados, as vendas no primeiro mês do ano devem ser ruins.
Sobre investimentos, o Termômetro da Abramat indica que 83% dos associados afirmam que pretendem investir nos próximos 12 meses. No mesmo período, em 2024, este percentual era de 62%. O nível de utilização da capacidade instalada apresentou que 2 pontos percentuais em relação ao último estudo, alcançando 79%.
“Os resultados refletem o dinamismo e os desafios do setor. Após um cenário moderado em dezembro e uma leve queda no nível de utilização da capacidade instalada, mas com melhores números que em 2023, há um aumento significativo na intenção de investimentos das empresas, passando de 62% para 83% em relação ao ano anterior. Esses dados sinalizam a resiliência da indústria e a confiança em um mercado mais favorável em 2025, com as empresas otimistas sobre um crescimento sustentável para o ecossistema da construção civil nos próximos 12 meses, reforçando-o como um dos pilares para o país em termos de geração de empregos, renda e atração de investimentos”, comenta Rodrigo Navarro, presidente da Abramat.