No atual cenário da mineração no Brasil, as construtoras desempenham um papel essencial para garantir a segurança e a sustentabilidade das barragens
O cenário das barragens de mineração no Brasil passa por transformações profundas, impulsionadas por legislações rigorosas e aprendizados obtidos após tragédias como as de Mariana (2015) e Brumadinho (2019).
Dados recentes da Agência Nacional de Mineração (ANM) indicam um aumento de barragens em situação de alerta, reflexo da intensificação das fiscalizações e do cumprimento da Política Nacional de Segurança de Barragens, complementada pela Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens.
Um relatório divulgado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) aponta que 90% das barragens de mineração a montante deverão ser descaracterizadas até 2027, um processo que demandará investimentos superiores a R$6 bilhões.
Além disso, as condições climáticas extremas trazem novos desafios para a segurança dessas estruturas, como destacado por estudos recentes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
No atual cenário da mineração no Brasil, as construtoras desempenham um papel essencial para garantir a segurança e a sustentabilidade das barragens. Além de oferecer respostas rápidas a eventos emergenciais, é indispensável que atuem de forma especializada, técnica e preditiva, antecipando riscos e necessidades.
Com profundo conhecimento das regulamentações, das particularidades geotécnicas e das demandas operacionais, essas empresas se tornam verdadeiros parceiros estratégicos das mineradoras, contribuindo para a integridade estrutural das operações e a preservação do meio ambiente.
Neste contexto, a SEEL Engenharia & Construção tem atuado como uma parceira estratégica para o setor, afirma Eduardo Teixeira, Diretor da Unidade de Negócios em Mineração da SEEL Engenharia.
“Com expertise comprovada, atua junto às mineradoras em obras de reconformação e descaracterização de barragens de rejeitos, na modernização e construção de barragens seguras para atender às novas regulamentações, e em serviços relacionados à estabilidade geotécnica e segurança operacional’, diz.
“Estamos preparados para atender à crescente demanda por obras de descaracterização e modernização de barragens, contribuindo para operações mais seguras e sustentáveis. Nossa abordagem combina tecnologia de ponta, rigor técnico e um compromisso inabalável com a segurança e o meio ambiente”, comenta Teixeira.