A construção civil é um dos segmentos mais importantes da economia nacional. Para acompanhar a competitividade deste mercado, as construtoras e incorporadoras devem buscar estratégias para otimizar seus custos e aumentar sua rentabilidade. A utilização de máquinas e equipamentos é fator chave para geração de eficiência operacional, aumentando a velocidade e a qualidade da produção no setor. E claro, como grande ganho, bem também a economia.
As manutenções preventivas devem ser executadas a fim de reduzir a probabilidade de falhas e degradação de máquinas e equipamentos. Elas devem acontecer antes do aparecimento de falhas. Inspeções sistemáticas, para eliminação dos defeitos, devem fazer parte deste processo. Este eBook vai ajudar você a conhecer o ganhos que sua empresa pode obter, com a manutenção de seus ativos bem redondinha. Proteção do patrimônio da sua empresa e redução de custos são alguns deles. Menos desvios na execução das obras para a execução de um empreendimento, sua construtora faz o planejamento de cada etapa com todo cuidado. Nele, considera todos os insumos e componentes necessários para que se garanta a realização dela.
Certamente nestas etapas, inúmeras atividades têm dependência de uma máquina ou equipamento para sua realização. São guindastes, betoneiras, retroescavadeiras, carregadeiras, entre tantos outros. Se no decorrer das suas obras, estas máquinas sofrem alguma parada não programada, por quebra e necessidade manutenção e troca de peças, o impacto no prazo é imediato.
Não é demais dizer que, sem a manutenção adequada, estas máquinas e equipamentos tem seu desempenho afetado. Quer dizer que, ao longo do tempo de uso, a falta de manutenção prejudica diretamente a produtividade e a qualidade destes. O planejamento das manutenções preventivas, permite que suas obras considerem esta informação em seus cronogramas, evitando paradas inesperadas, que geram desvios de prazo.
Proteção ao patrimônio da empresa
O patrimônio de uma construtora ou incorporadora, também é composto por suas máquinas e equipamentos. Muitos deles são de grande porte e alta complexidade, e envolvem valores bem significativos. Tomar ações que minimizem a depreciação e o sucateamento destes ativos tem grande relevância para a empresa. Além de aumentar a vida útil destes equipamentos, que permanecem por mais tempo em funcionamento, valorizam o patrimônio da empresa. Redução de custos e geração de economia
Trabalhar com manutenções programadas, permite que sua construtora escolha o melhor momento para programar a parada da máquina. Também pode escolher onde executar os trabalhos de reparo. Avaliar os períodos de menor demanda para fazer os reparos otimiza o ciclo de manutenção. Da mesma forma, optar entre realizar a manutenção em uma oficina, por exemplo, ou na própria empresa.
O planejamento antecipado também permite negociação de melhores preços, para aquisição de insumos como pneus, lubrificantes e óleos por exemplo. Preparar seu estoque de peças sobressalentes também é mais fácil, considerando um cronograma de revisão das máquinas.
Evitar as paradas não programadas, reduz ainda, custos com funcionários impedidos de executar suas atividades por falta das máquinas. Sem contar que você pode ter equipamentos alugados, e que ficarão parados, esperando a etapa anterior. Manter uma máquina em condições ideais de funcionamento, se torna infinitamente mais barato. Quando você se antecipa e elimina possíveis causas de problemas maiores, e que via de regra são mais caros, você gera economia para empresa. Apresentação da empresa como sustentável
Que a sustentabilidade é importante, não se pode questionar. Que ela tem mais relevância ainda na construção civil, também não. Em tempos de grandes discussões sobre o consumo de recursos naturais, a manutenção preventiva pode ajudar.
As construtoras tem se colocado como grandes dissipadores de insumos, com taxas de desperdício entre 25% a 30%.O desperdício de matérias primas como a água e energia elétrica, além do impacto ambiental gerado pelos resíduos de obra, é bastante significativo.
Fonte: http://planetaorganico.com.br
Um equipamento com vazamento de óleo, além de desperdiçar o óleo, está jogando fora todos os insumos utilizados para o seu processamento. E se for uma máquina com uma peça estragada que permita o vazamento de água? Máquinas e equipamentos com manutenções programadas e realizadas em dia, funcionam melhor, consomem menos insumos e desperdiçam menos matéria-prima.
Mais segurança para os funcionários
Os trabalhadores da construção civil têm um ritmo intenso de trabalho e muitas das suas atividades envolvem a operação de máquinas e equipamentos. Naturalmente, se estes estiverem em más condições, aumentam sensivelmente o risco de acidentes.
Estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram que mais de dois milhões de trabalhadores brasileiros morrem por ano em virtude de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Quedas, soterramentos e eletrocussão, são causas frequentes de acidentes de trabalho na construção civil. Equipamentos e máquinas com as manutenções em dia, colaboram com a redução de acidentes, trazendo mais segurança para os trabalhadores da construção civil. Mais eficiência na gestão da manutenção
Ao organizar o processo de manutenção, além de todos os ganhos citados, sua empresa passa a gerar históricos, que permitem uma gestão mais apurada. Desta forma, sua empresa se torna mais eficiente nas manutenções preventivas. Para ajudar sua empresa, você pode contar com uma solução tecnológica especializada. Uma solução integrada, facilita a administração, traz velocidade e disponibilidade de informações.
Soluções especializadas ajudam sua empresa a gerenciar a manutenção de suas máquinas e equipamentos de forma mais automática. Facilitam o controle das datas de manutenção e o estoque otimizado de peças sobressalentes. Outras facilidades trazidas por uma solução tecnológica para manutenção de ativos, são:
Maior velocidade para as manutenções corretivas, com o histórico e toda a rastreabilidade das manutenções já realizadas na máquina ou equipamento;
Um bom planejamento das manutenções preventivas, com uma visão do orçamento ao longo do tempo, previsibilidade do plano de manutenção e paradas das máquinas;
Mais facilidade para o time de compras, que previamente pode negociar com fornecedores a compra dos insumos necessários (óleos, peças, entre outros); Mais organização para o controlador de manutenção na alocação do time e execução das manutenções, além da contratação e agendamento prévio de prestadores de serviço quando necessário.
O mercado é muito competitivo e sua empresa está em busca de eficiência, redução de custos e maiores resultados. Sua construtora ou incorporadora não pode mais continuar sem um excelente processo e uma solução tecnológica para manutenção de ativos!
Para encerrar
Para facilitar a vida de sua construtora, e torná-la mais competitiva, não basta contar com máquinas e equipamentos modernos e produtivos. É necessário que estes estejam em bom estado de funcionamento. Ao repensar sua rotina de manutenção, você verá que quanto mais planejada e antecipada, mais ganhos sua empresa pode obter. São vantagens econômicas e sociais que fazem toda a diferença em seu negócio.
Estes ganhos geram melhorias na execução das obras, com redução de impactos de prazo e custo por conta de paradas não programadas. Protegem o patrimônio da sua construtora ou incorporadora e geram economia.
Ser uma empresa mais sustentável e colaborar para a redução de acidentes de trabalho em suas obras, por meio de equipamentos sempre em bom estado de funcionamento, também são grandes ganhos. A utilização de uma solução tecnológica especializada em manutenção de ativos tornará a gestão deste processo fácil e eficiente. Os ganhos serão obtidos de uma forma mais completa e sem dores de cabeça.
A manutenção preventiva garante o nível de qualidade dos seus serviços. Mais qualidade, menos retrabalho e mais eficiência nas suas obras.