A automação no agronegócio é um recurso que permite um monitoramento mais detalhado sobre os processos das produções. Esse controle acontece por meio de máquinas e equipamentos com tecnologia avançada, capaz de oferecer informações importantes sobre todos os processos do cultivo.
Saiba mais sobre as vantagens de automatizar processos no setor agrícola e quais são as principais tecnologias.
Por que contar com a automação no agronegócio?
Assim como outros setores, o agronegócio também vem adaptando a rotina de trabalho e produção, incluindo o uso de máquinas e tecnologias que otimizem os processos produtivos.
A partir dessas tecnologias é possível coletar e mensurar dados com precisão, permitindo melhor organização, um aumento na produtividade e redução de custos.
Hoje é possível encontrar diversas ferramentas e plataformas de serviços que otimizam os processos agrícolas, como controle de maquinários à distância, seleção de sementes, regulação de agro defensivos, sistemas de irrigação e rastreamento de produtos desde a lavoura até o endereço final.
Um exemplo de automação bem-sucedida no setor é a agricultura de precisão. Esse sistema de gestão busca aumentar o retorno econômico e reduzir o impacto ambiental a partir de ferramentas eletrônicas embarcadas em máquinas agrícolas e sistemas de informação geográfica.
No setor também tem sido cada vez mais comum o uso de celulares, drones, computadores e implementos com tecnologia 5G. Assim, é possível monitorar áreas, calcular quantidade de produtos e tantas outras funções.
Portanto, acompanhar as novidades e buscar alterativas mais sustentáveis e eficientes é um caminho vantajoso para empresas do setor.
Vantagens da automação no agronegócio
Como já falamos anteriormente, as tecnologias tornam o processo produtivo mais eficiente, por isso são cada vez mais utilizadas na maioria dos setores do mercado. No agronegócio, não é diferente. Veja a seguir algumas vantagens da automação nesse setor.
Aumento da produtividade
O uso de softwares e tecnologias contribuem para processos mais sustentáveis, eficientes e produtivos. Além de competividade, a automação também garante qualidade do trabalho e das atividades executadas.
A partir do monitoramento preciso, é possível melhorar a produtividade, gerar previsibilidade e reduzir os custos com a produção.
Redução de riscos
Outro ponto positivo é a redução de riscos na produção. Isso porque os sistemas tecnológicos permitem uma agricultura de precisão, desde o início até o momento da colheita.
Com o uso de tecnologias é possível prever riscos de pragas ou desastres naturais, além de encontrar soluções com mais agilidade para cada um dos problemas. Dessa forma, é possível melhorar o investimento de recursos, aumentando as chances de lucro no mercado.
Eficiência operacional
Com a automação de processos, a gestão ganha uma visão precisa da realidade de cada etapa da cadeia produtiva. Os dados gerados com uso de tecnologia possibilitam tomar decisões mais estratégias e acertadas.
Assim, fica mais fácil calcular os custos e compreender o ganho qualitativo de todos os processos. Com o aumento da produtividade e eficiência, o resultado é maior vantagem competitiva no mercado.
Tecnologias disponíveis para automação agrícola
Com o avanço da criação de tecnológicas para otimizar processos produtivos, hoje é possível encontrar diversas soluções para o setor agrícola. Veja algumas delas!
Máquinas
Não é de hoje que os tratores, pulverizadores, semeadores e colheitadeiras fazem parte da rotina produtiva no agronegócio. A diferença é que hoje elas contam com grande desenvolvimento tecnológico.
Hoje, as máquinas contam com GPS, piloto automático e aplicação diferencial para tornar os processos mais sustentáveis e eficientes. Através de software de gerenciamento, é possível acompanhar todos o trabalho a distância a partir de dispositivos móveis ou computador.
Sistemas inteligentes
Os sistemas inteligentes são responsáveis por receber dados e tornam a tomada de decisão mais eficiente e precisa. Dessa forma, é possível monitorar atividades e automatizar algumas funções, como o sistema de irrigação, por exemplo.
Software de gestão
Atualmente, existem diversos software de gestão que podem ser usados tanto no escritório quanto no campo, já que auxiliam no controle de equipamentos, bens de consumo e pessoas.
Esses sistemas substituem o uso de planilhas físicas, já que oferecem os dados de forma mais rápida, segura e eficiente, otimizando a administração em todas as etapas produtivas.
O software de gestão também proporciona maior controle da produção, organizando o fluxo de trabalho, integrando as equipes e acelerando as tomadas de decisão.
Conclusão
Como visto, a automação no agronegócio já é uma realidade e garante inúmeras vantagens para a produção como um todo. Por isso, vale a pena conhecer as tecnologias disponíveis e incluir a automação no planejamento do seu negócio.
Fonte: Siembra