Os incêndios no campo são uma preocupação constante da Copersucar e suas usinas sócias, que monitoram os canaviais e promovem ações de conscientização nas comunidades onde atuam durante o ano todo. O perigo aumenta em períodos caracterizados pelo clima seco, como agora.
Além de destruir parcial ou totalmente propriedades e lavouras, o fogo fora de controle pode ferir pessoas e animais, e danificar redes de infraestrutura pública, como o fornecimento de energia. Nesta época seca, a companhia, em parceria com as unidades produtoras associadas, orienta a população sobre como prevenir e denunciar focos de incêndio. Esta é a segunda edição da campanha, que teve início em junho de 2022.
Webinar sobre a Operação SP Sem Fogo
Como parte da campanha Fogo Zero, a Copersucar, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL) de São Paulo, realizou, dia 22 de junho, webinar sobre o tema, para divulgar as iniciativas previstas pelo Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.
Antes conhecida como Operação Corta Fogo, a Operação SP Sem Fogo abrange, agora, mais iniciativas para combater o uso de fogo na vegetação nativa ou plantada durante a época da estiagem.
O trabalho envolve a prevenção, com distribuição gratuita de um guia de orientações sobre alternativas ao uso do fogo no manejo agrícola; controle, realizado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que analisa as situações em áreas onde esse tipo de prática de manejo ainda é necessário e emite autorizações para o uso controlado. Para acompanhar o número de focos de calor no Estado, é feito o monitoramento via satélite. Além do combate direto das brigadas de incêndio nas situações de emergência.
Campanha de sucesso
De acordo com Rafael Frigério, coordenador de fiscalização e biodiversidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, que participou recentemente de um evento com representantes das 37 usinas associadas da Copersucar, a soma de esforços é essencial para enfrentar o período de estiagem. “O fogo é algo sério, que precisa de pessoas qualificadas e aptas para o enfrentamento. Prevenção, preparação e resposta são fundamentais para minimizar as ocorrências e seus impactos. É necessário saber o que fazer antes, durante e no pós-incêndio. Aqui no Estado de São Paulo, já atuamos há mais de uma década na Operação Corta-Fogo, que passa a se chamar Operação São Paulo sem Fogo, sendo que em 2022, apresentamos o menor número de focos de incêndios da série histórica, menos de 1.600 ocorrências no estado”, explica.
O diretor de Sustentabilidade, Pessoas e Comunicação da Copersucar, Dalbi Arruda, elogiou o Programa: “É um trabalho amplo, que vai desde os milhares de colaboradores das usinas, passando pelo importante apoio das secretarias estaduais, até chegar à sociedade local, mostrando a força da comunicação e a importância de unir esforços neste combate”, destacou.
No site da Polícia Ambiental, você pode denunciar casos ou ameaças de incêndio. Para emergências, ligue 190.