Embora tenha uma enorme capacidade para a produção de energia solar, essa alternativa representa somente 1,7% da matriz energética do país. Nos últimos anos, entretanto, o investimento conjunto de órgãos públicos e da iniciativa privada vem aproveitando melhor esse potencial de produção energética sustentável.
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o principal tipo de sistema é o fotovoltaico, por meio dos painéis solares. Embora sejam mais utilizados em imóveis residenciais, cada vez mais comércios e indústrias têm investido nesta fonte de energia limpa.
Além de auxiliar na redução dos gastos energéticos, os painéis solares proporcionam uma série de outras vantagens. Acompanhe a leitura e confira os benefícios da implementação da energia solar em áreas industriais e comerciais.
COMO OS PAINÉIS SOLARES FOTOVOLTAICOS FUNCIONAM?
Antes de tudo, é importante entender como funciona a geração de energia elétrica pelo sistema fotovoltaico. Por meio de painéis solares, esse sistema realiza a captação da luz solar e, então, transforma a radiação em corrente elétrica graças ao efeito fotovoltaico.
A captação e transformação em corrente elétrica são possíveis graças a um conjunto de células fotovoltaicas produzidas a partir do silício. Quando os fótons — isto é, a luz solar — atingem os átomos do painel, seus elétrons se deslocam e esse fluxo produz corrente elétrica.
Depois deste processo, a energia captada é transferida para um inversor, que converte a corrente elétrica contínua em corrente alternada. Então, o sistema distribui a energia produzida, que pode ser utilizada em casa, no comércio ou nas indústrias.
Assim, uma vez que essa conversão só ocorre devido ao efeito fotovoltaico — ou seja, a criação de uma corrente elétrica pela exposição dos átomos do painel à luz —, a instalação segue alguns padrões. Afinal, os painéis devem ficar onde há incidência solar direta nas células fotovoltaicas.
Agora que você conhece o processo de captação e conversão da luz solar em energia elétrica, confira as vantagens que esse sistema proporciona.
VANTAGENS DA ENERGIA SOLAR PARA COMÉRCIOS E INDÚSTRIAS
A instalação de um sistema para a produção de eletricidade a partir de energia solar gera diversos benefícios. Além da contribuição para diminuir o uso de combustíveis fósseis e a degradação ambiental, os painéis solares proporcionam vantagens para o seu bolso.
Nas indústrias e comércios, especialmente, onde o consumo energético é bem superior ao residencial, os benefícios são ainda maiores. Acompanhe a leitura e confira porque cada vez mais empreendimentos investem nessa produção sustentável de energia.
REDUÇÃO NOS CUSTOS OPERACIONAIS
Com a instalação dos painéis solares, a redução dos gastos energéticos em indústrias e comércios é enorme. Além do alto consumo dos equipamentos industriais, diversos estabelecimentos comerciais mantêm um uso constante de eletricidade para iluminação ou sistemas de segurança.
Com isso, os custos operacionais são significativamente menores, impactando não apenas a conta de luz, como o orçamento geral da empresa. Nesse sentido, a médio prazo, é possível investir essa economia de recursos em outros setores do negócio.
DEMANDA POUCA MANUTENÇÃO
O investimento em energia solar também é vantajoso pela enorme vida útil, podendo durar por mais de duas décadas. Além disso, esses sistemas não exigem muita manutenção, de modo que a vistoria pode ser feita somente a cada seis meses.
Desse modo, o maior gasto com os painéis solares é, de fato, a instalação deles. Diferente de outras formas de energia, cujos custos constantes de manutenção são inseridos na conta de luz, você não tem grandes gastos com um sistema fotovoltaico.
INCENTIVOS FISCAIS
Para estimular a geração de energia sustentável, o governo brasileiro criou o programa de desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Solar em 2015. A partir dele, é possível receber alguns benefícios importantes, como descontos no investimento e a possibilidade de financiamento mais fácil.
Além disso, os empreendimentos com esse sistema de energia recebem como recompensa a isenção do ICMS. Além disso, os imóveis que contam com painéis solares são enquadrados no IPTU Verde, que garante desconto no pagamento.
Bem, esses são apenas alguns dos benefícios de investir em um sistema de energia solar. Como abordamos aqui, os maiores custos são de instalação das peças, cujo investimento é compensado, em média, em poucos anos. Depois disso, o empreendimento somente lucra com o sistema.