A construção civil é um dos segmentos mais importantes da economia do país, representando cerca de 7% do PIB brasileiro. Sua importância é tão grande que o setor funciona como um termômetro do desenvolvimento econômico e geração de empregos. Os bons resultados, no entanto, dependem de atualizações quanto às tendências do mercado.
Um dos principais temas que vem transformando a indústria da construção civil é a sustentabilidade em obras industriais. Há algum tempo, discussões acerca dos entulhos gerados nas obras e da extração de matéria-prima, por exemplo, vêm ganhando destaque. Essas questões, assim como o uso elevado de energia elétrica, geram impactos que devem ser reduzidos.
Nesse sentido, alguns pontos devem ser priorizados na hora de escolher uma construtora. Afinal, a sustentabilidade exerce um papel fundamental na evolução da construção civil, sendo necessário conhecimento e experiência para enfrentar os desafios socioambientais do ramo.
IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A sociedade, em geral, está cada vez mais consciente dos impactos que exercem no meio ambiente. Uma vez que a ação humana, progressivamente, afeta cada vez mais o equilíbrio natural dos ecossistemas, as atividades de todos os setores têm sido repensadas.
Bem, a sustentabilidade em obras industriais busca garantir o mínimo de impactos ambientais em todas as etapas das construções. Além de contribuir com a preservação ambiental, isso ainda proporciona uma qualidade de vida melhor para as gerações futuras e ainda valoriza o resultado final.
Para isso, os principais pontos devem ser a reutilização dos materiais e a definição de alternativas à exploração de recursos naturais, além da busca por novas formas de geração de energia. Tudo isso é fundamental para diminuir os efeitos da construção civil no meio ambiente.
Neste sentido, contar com uma parceria qualificada e experiente é essencial, o que pode ser feito observando o portfólio de serviços da empresa e suas certificações. Com a escolha certa, sua obra aproveita diversas vantagens. Acompanhe a leitura e confira os principais benefícios da sustentabilidade em obras industriais.
VANTAGENS DA SUSTENTABILIDADE EM OBRAS INDUSTRIAIS
Como abordamos na seção anterior, algumas ações devem ser prioridades durante a execução de obras industriais sustentáveis. O consumo consciente de matéria prima, o reaproveitamento de resíduos e a economia de energia, por exemplo, conferem uma série de vantagens ao empreendimento.
Dentre os principais benefícios ao setor, podemos citar:
redução de gastos energéticos com iluminação e climatização durante a fase de construção;
possibilidade de diminuir gastos com algumas matérias primas, como o aço que pode ser substituído por concreto leve, que também é mais sustentável; economia de insumos ao promover o reaproveitamento dos materiais; redução na geração de resíduos sólidos, que diminui os gastos com armazenamento, transporte e descarte; diminuição generalizada dos custos de manutenção da obra; mais segurança aos trabalhadores, uma vez que os materiais são mais leves e menos nocivos; redução do impacto ambiental para a população local e sobre o meio ambiente; valorização do imóvel no mercado imobiliário, aumentando o poder de revenda.
Com ações sustentáveis, portanto, você garante custos menores em todas as etapas das obras industriais, além de valorizar a construção.